quarta-feira, maio 19, 2010

Tese do não transporte

Como já puderam ter uma idéia na postagem "Transporte Sustentável - Apresentação", a tese do não transporte se baseia na idéia de mobilidade sustentável (redução de impactos ambientais e sociais da mobilidade motorizada existente atualmente). Ela prega que deve-se fugir do foco que se dá atualmente ao problema dos transporte no mundo - o de descobrir formas cada vez mais eficientes e desevolver mais meios de transporte para transportar as pessoas que deles necessitam - e passar a pensar em mudanças mais profundas na estrutura das cidades e até mesmo na estrutura social. Essas mudanças se através de uma integração do tempo e espaço urbanos, ou seja, através de um reordenamento dos espaços e das atividades urbanas, descentralizando-as, de forma a reduzir a necessidade das pessoas de se transportarem.

Mover-se a pé ou mesmo de bicicleta quando se trabalha ou se estuda a longas distâncias de onde se mora não é uma maneira muito viável de transporte. A idéia da tese do não transporte, entretanto, viria para solucionar esse empecilho, de maneira que as pessoas pudessem trabalhar, estudar e morar em locais próximos uns dos outros, de maneira que se diminuísse ou até dispenssasse totalmente a utilização de automóveis, ônibus, trem ou qualquer outro meio de locomoção poluente.

Além do aspecto ambiental, essa idéia também prioriza a qualidade de vida das pessoas, de modo que elas teriam mais tempo para lazer e família e sem contar a diminuição dos níveis de estresse causado pelo caótico trânsito de algumas cidades.

Essa idéia é viável? Deem suas opiniões! Para saber mais acesse http://www.ruaviva.org.br/

2 comentários:

  1. Essa idéia é boa, mas acredito ser algo a ser pensado muito pro longo prazo. E a situação do trânsito nas cidades está piorando a cada dia. Por isso, acredito ser necessário investir também em mudanças que fariam a diferença a curto prazo, como o aumento das frotas e linhas de ônibus e a construção dos corredores de ônibus integrados.

    ResponderExcluir
  2. Essa idéia é boa sim, como foi dito tem que ser pensado a looongo prazo, eu penso que o maior empecilho para esta tese é o trabalho, pois nem sempre esta perto de nossas residencias o que acaba causando muitos transtornos à todos que tem de se deslocar de suas casas, bairros, cidades. A um medio e curto prazo acho bem viável a implantação de Corredores Integrados ou terminais Integrados como por exemplo em Florianópolis. Isso já reduziria em partes o trafego de automóveis.

    ResponderExcluir