Ciclovia da Ipiranga terá 9,4 quilômetros de extensão
27/06/2011 09:56:04
Às margens do Arroio Dilúvio, ciclovia terá duplo sentido de circulação
Quem usa bicicleta para se deslocar terá uma nova alternativa: a avenida Ipiranga receberá uma ciclovia de 9,4 quilômetros de extensão, ligando as avenidas Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) e Antônio de Carvalho. A obra será uma contrapartida ambiental para a cidade, envolvendo a prefeitura, o Grupo Zaffari e o Shopping Praia de Belas, e faz parte do Plano Diretor Cicloviário, elaborado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que prevê um potencial de 495 quilômetros de ciclovias em diversos pontos da Capital.
A ciclovia será às margens do Arroio Dilúvio, terá duplo sentido de circulação e mudará de lado em alguns pontos, para um melhor aproveitamento de espaço do talude. Exclusiva para quem anda de bicicleta, a pista será segregada ao tráfego de veículos e apresentará piso na cor vermelha, sinalização horizontal e vertical (placas e pinturas) e semáforos específicos.
Normas técnicas - O projeto da ciclovia da Ipiranga foi realizado pela Gerência de Planejamento Estratégico da EPTC e atende a normas técnicas internacionais, contemplando mais segurança e conforto aos ciclistas. O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, projeta para 90 dias o início das obras da ciclovia. “Será uma nova alternativa de deslocamento pela Ipiranga, além de colaborar para o meio ambiente e ajudar na saúde das pessoas", afirmou. "Nossa ideia, desde a criação do Plano Diretor Cicloviário, é incentivar o uso desse tipo de transporte. Seguiremos buscando parceiros e investindo na implantação de novas ciclovias”, destacou Cappellari.
Nenhum comentário:
Postar um comentário