domingo, julho 10, 2011

Ciclovia da Ipiranga terá 9,4 quilômetros de extensão

27/06/2011 09:56:04

Foto: Ricardo Giusti/Arquivo PMPA
Às margens do Arroio Dilúvio, ciclovia terá duplo sentido de circulação

Às margens do Arroio Dilúvio, ciclovia terá duplo sentido de circulação

Quem usa bicicleta para se deslocar terá uma nova alternativa: a avenida Ipiranga receberá uma ciclovia de 9,4 quilômetros de extensão, ligando as avenidas Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) e Antônio de Carvalho. A obra será uma contrapartida ambiental para a cidade, envolvendo a prefeitura, o Grupo Zaffari e o Shopping Praia de Belas, e faz parte do Plano Diretor Cicloviário, elaborado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que prevê um potencial de 495 quilômetros de ciclovias em diversos pontos da Capital.

A ciclovia será às margens do Arroio Dilúvio, terá duplo sentido de circulação e mudará de lado em alguns pontos, para um melhor aproveitamento de espaço do talude. Exclusiva para quem anda de bicicleta, a pista será segregada ao tráfego de veículos e apresentará piso na cor vermelha, sinalização horizontal e vertical (placas e pinturas) e semáforos específicos.

Normas técnicas - O projeto da ciclovia da Ipiranga foi realizado pela Gerência de Planejamento Estratégico da EPTC e atende a normas técnicas internacionais, contemplando mais segurança e conforto aos ciclistas. O diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, projeta para 90 dias o início das obras da ciclovia. “Será uma nova alternativa de deslocamento pela Ipiranga, além de colaborar para o meio ambiente e ajudar na saúde das pessoas", afirmou. "Nossa ideia, desde a criação do Plano Diretor Cicloviário, é incentivar o uso desse tipo de transporte. Seguiremos buscando parceiros e investindo na implantação de novas ciclovias”, destacou Cappellari.

Ciclovias integradas - Com a conclusão da duplicação da Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), obra prevista para a Copa do Mundo e que também contará com uma ciclovia de 5 quilômetros, haverá uma integração dos espaços exclusivos para os ciclistas das avenidas Ipiranga, Edvaldo Pereira Paiva, Padre Cacique (1 quilômetros a ser implantado) e Diário Notícias (2 quilômetros já existentes), resultando em 17,4 quilômetros de ciclovias integradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário