domingo, julho 10, 2011

Prefeito anuncia melhorias no transporte coletivo

28/06/2011 12:21:53

Foto: Ricardo Giusti/PMPA
Coletiva à imprensa no Paço Municipal

Coletiva à imprensa no Paço Municipal

Os avanços e as novidades do transporte coletivo de Porto Alegre e Região Metropolitana foram tema de coletiva de imprensa na manhã de hoje, 28, no Paço Municipal. O prefeito José Fortunati anunciou as melhorias para os usuários dos ônibus da Capital e do trem metropolitano. O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação Vanderlei Cappellari, o presidente da Trensurb Humberto Kasper e o presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), Enio Roberto dos Reis também participaram do encontro.

A partir de 1º de julho entram em vigor a segunda passagem integrada grátis, inclusive para estudantes; a implantação do cartão SIM Vale-transporte da Trensurb; a integração do TRI e do SIM com desconto para usuários do vale-transporte e da passagem antecipada e, em 15 de julho a compra dividida de créditos escolares. Durante o evento foram assinados os decretos que autorizam a gratuidade do segundo trecho e o fracionamento da venda de passes escolares. Também foi apresentada a campanha publicitária sobre as inovações.

Segundo o prefeito, as novidades vão facilitar o deslocamento e trazer economia para a população. “Serão beneficiadas especialmente as pessoas que têm menor renda, que acabam caminhando um trecho, por vezes bastante grande, para não pagar a segunda passagem”, afirmou ao salientar que estas iniciativas são avanços e agregam mais qualidade ao transporte coletivo da cidade juntamente com ações como a renovação da frota. “Desde 2010 foram substituídos 142 ônibus em Porto Alegre e 58 novos foram agregados à frota”, destacou Fortunati.

Atualmente, 1650 veículos fazem parte da frota de ônibus de Porto Alegre, divididos em mais de 350 linhas. Para Kasper, a integração entre o TRI e o SIM representa uma facilidade para os usuários que utilizam os dois modais. “Agora a integração poderá ser feita com qualquer linha da Capital”, disse o presidente da Trensurb.

O presidente da ATP falou da parceria que proporciona a efetivação dos avanços. “A Prefeitura, a ATP e a Trensurb unem esforços para concretizar ações que melhoram o transporte coletivo na cidade”, frisou Reis.


Melhorias no transporte coletivo de Porto Alegre e Região Metropolitana:

Segunda passagem grátis: possibilita o desconto integral na tarifa do segundo ônibus. Atualmente, quem desce do primeiro coletivo e embarca no seguinte em até 30 minutos, recebe 50% de desconto na passagem. A partir do dia 1° de julho, o desconto será de 100% para quem faz o embarque dentro do tempo da integração. Além disso, o benefício será estendido aos estudantes e professores. Atualmente são cerca de 223 mil usuários do cartão TRI escolar e 515 mil usuários do cartão de vale-transporte e de passagem antecipada. Esses números indicam que mais de 700 mil pessoas estarão aptas a realizar o segundo percurso com isenção da tarifa. Por mês, dois milhões de viagens já são feitas com o abatimento de 50% no segundo trajeto.

Integração TRI e SIM: o lançamento do cartão de vale-transporte da Trensurb dá continuidade à implantação do SIM – Sistema Integrado Metropolitano. Em dezembro de 2009 foi criado o cartão SIM de passagem antecipada e em novembro de 2010 o cartão SIM para idosos, sendo que com este último teve início a integração do TRI com o SIM. No dia 1° de julho começará o cadastramento para usuários do vale-transporte do trem. A implantação do cartão SIM de vale-transporte trará também a inclusão de uma nova vantagem para passageiros do trem e do ônibus: o passageiro terá desconto de 10% quando utilizar os dois meios de transporte. Os usuários do cartão TRI de vale-transporte e de passagem antecipada acrescidos aos usuários do cartão SIM de passagem antecipada resultam em quase 525 mil pessoas que poderão se beneficiar da integração logo no primeiro dia de lançamento.

Compra fracionada de passagem escolar: A compra dividida de créditos escolares terá início no dia 15 de julho. A mudança consiste na possibilidade de mais de uma compra de passagens por mês. No momento, o professor ou estudante pode realizar apenas uma recarga. Com a alteração, será possível fazer até quatro compras mensais, desde que não exceda o limite de créditos permitido, que é de 75 passagens ou 150 para quem comprova necessidade.

Campanha publicitária e redes sociais: A campanha de lançamento das novidades começará no dia 1° de julho. Entre os materiais publicitários estão cartazes, folhetos, adesivos e peças em jornal, rádio e TV. Estará presente em toda a divulgação o novo parceiro do TRI: o TRI AMIGO. Ele é a personificação do cartão. Um companheiro para todas as horas, pró-ativo, simpático e divertido. O TRI AMIGO terá um perfil no twitter – @triamigopoa – e dará uma grande ajuda a todos os usuários do sistema TRI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário