domingo, dezembro 18, 2011

Cidade organiza debate de mobilidade sustentável


A partir de iniciativa do Instituto de Manejo Florestal (Imaflora), está sendo organizado em Piracicaba a I Semana de Mobilidade Sustentável, prevista para acontecer no período de 22 de setembro, quando é comemorado o Dia Mundial Sem Carro. Ainda em fase embrionária, o encontro pretende reunir entidades e pessoas interessadas em discutir alternativas e soluções para o setor na cidade. “Estamos abertos a receber apoiadores e sugestões para o que devemos discutir durante este período”, diz Renato Morgado, do Imaflora.

Em agosto, aconteceu a segunda reunião de organização da I Semana de Mobilidade Sustentável, onde foram agregados novos interessados, como o Sesc e a Associação dos Acidentados no Trânsito de Piracicaba, porém, a expectativa de Morgado é que, a medida que as discussões vão tomando corpo, outros organismos possam agregar ao evento.

Na justificativa do projeto da semana, os organizadores atentam-se à dicotomia da mobilidade na cidade, “de um lado encontra-se apoiada nas mais modernas e inovadoras tecnologias, e de outro retrocede, com problemas de congestionamento cada vez mais recorrentes”, avaliam. Neste debate, entram questões como matriz energética, altamente nociva à atmosfera e à saúde humana, poluição sonora, oferecimento de condições desiguais de acessibilidade, violência no trânsito, e uma série de outros efeitos negativos provocados pelo uso predominante do automóvel.

Ainda não há uma programação fechada, mas diversos assuntos foram levantados para ser direcionado como debate mais profundo. Entre os temas, está a relação com poder público no que tange à implementação do Plano Diretor de Mobilidade, a promoção de discussões sobre a priorização e adequação do espaço viário para o trânsito de pedestres, pessoas com necessidades especiais, idosos e ciclistas, assim como a situação do transporte coletivo público e o processo de licitação de sua concessão, e a implementação de ciclovias e ciclofaixas com a viabilização do Plano Cicloviário Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário