terça-feira, dezembro 13, 2011

Montadoras correm para estrear carros híbridos no Brasil

Mercedes-Benz S400 H chega ao país no primeiro trimestre deste ano.
Prius estreou na Argentina e recebe adaptação para combustível brasileiro.

Foto: Divulgação

Mercedes-Benz S400 Hybrid chega às lojas no Brasil no primeiro trimestre (Foto: Divulgação)

Demorou mais de dez anos para os carros híbridos chegarem ao mercado brasileiro, agora, as montadoras correm para ter o "título" de primeira a lançar um carro com tal tecnologia no país. A Mercedes-Benz já fala em modelo e data e confirma que trará o S400 Hybrid no primeiro trimestre deste ano. A Toyota aposta no sucesso do Prius e faz, inclusive, a adaptação do modelo para receber a gasolina brasileira, que é misturada com álcool anidro. Justamente por causa do combustível, o Prius estreou antes, em novembro do ano passado, na Argentina, onde a gasolina não tem adição de etanol. Como comparação, o carro chegou ao mercado japonês em 1997 e hoje é o mais vendido no país.

Os modelos híbridos possuem duas fontes de energia em ação conjunta: a combustão (seja a gasolina, diesel ou etanol) e a elétrica. Como a energia elétrica é “limpa” e o motor é abastecido por baterias, os carros híbridos consomem menos combustível e, em consequência, emitem volume menor de gases poluentes.

De acordo com o diretor de tecnologia Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) e gerente da área de certificação de produto da Toyota, Edson Orikassa, todas as montadoras no Brasil têm se reunido na associação para acelerar a certificação dos carros. “Não existe problema na legislação brasileira que impeça a entrada desses modelos no país, mas quem deverá autorizar a importação e a comercialização é o Ibama. Para os híbridos, ainda não tem um processo de certificação”, afirma Orikassa.

Foto: Eckehard Schulz/AP

Toyota Prius 2010 (Foto: Eckehard Schulz/AP)

Orikassa destaca que as grande montadoras devem acabar incluindo a tecnologia nos híbridos para vender mais esse tipo de modelo. “Para o mercado brasileiro essa é a tendência de se conseguir um aumento de volume”, observa.

A Toyota apresentou seu primeiro protótipo híbrido com tecnologia flex, o 1/X, no Salão de São Paulo de 2008. "Se a Toyota mostrou o 1/X em 2008, temos a ideia de que levaria mais cinco anos para um modelo assim ser lançado, partindo dos cronogramas normais de desenvolvimento de produtos", calcula o engenheiro.


Em 2008, especialistas adiantaram ao G1 sobre a aposta no sucesso dos carros hibrídos. Segundo eles, a expectativa das montadoras é de que até 2020 o volume de modelos híbridos vendidos no mundo seja o mesmo dos modelos equipados somente com motores a combustão.

Inicialmente, todos os híbridos no Brasil serão importados, assim, os preços serão submetidos à alíquota de 35% de importação. Além da homologação dos produtos, esse é outro ponto em discussão por fabricantes e entidades envolvidas. Por se tratar de veículos com apelo ecológico, o setor defende descontos na carga tributária.

Entenda sobre os híbridos


Existem três tipos de carros híbridos. No chamado híbrido paralelo, o motor a combustão é responsável pela locomoção do automóvel e o elétrico é um propulsor auxiliar, para melhorar o desempenho do carro e reduzir o consumo de combustível.

No híbrido-série acontece o contrário: o motor elétrico é responsável pela locomoção do automóvel e o motor a combustão é acionado apenas quando falta energia elétrica. Neste caso, o motor a combustão movimenta o carro por tempo suficiente para recarregar as baterias do motor elétrico.

O terceiro tipo é o híbrido misto, que combina aspectos do sistema em série com o sistema paralelo. Ele permite usar apenas o motor elétrico ou os dois motores em conjunto.

Um comentário:

  1. Olá! Já ouviram falar no NAIAS da Toyota? Dêem uma olhada no novo carro conceito feito por eles.
    http://youtu.be/RhzJwq-vkOA

    ResponderExcluir