sábado, junho 19, 2010

Novas expectativas para o Aeromóvel

Em reportagem da Zero Hora (08/06/2010), Marcelo Gozatto apresenta como estão os projetos do aeromóvel aqui em Porto Alegre e a nova idéia de implantação no Rio de Janeiro. “O trabalho aponta que o aeromóvel seria capaz de conectar sistemas de transporte já existentes, como metrô, ônibus e rodovias, com um custo operacional até 65% mais barato do que linhas expressas para ônibus, por exemplo. Esse valor reduzido, garantido pela maior facilidade de operação e manutenção, também permitiria que a iniciativa privada arcasse com a maior parte do investimento necessário para implantar o projeto em uma eventual parceria com o governo.”
“Em Porto Alegre, o aeromóvel está sob estudo da UFRGS e da PUCRS, e a Trensurb pretende implantar uma linha para conectar o aeroporto Salgado Filho ao metrô de superfície. O secretário municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico, Newton Baggio, resume a avaliação da prefeitura: – Sua utilização em área muito urbanizada, como o Centro, é difícil porque ele exige espaço. Mas é aplicável a espaços mais amplos.”


Criado nos anos 70 por Oskar Coester, o aeromóvel teve seu primeiro teste em 1983 no Centro de Porto Alegre, em um trecho com pouco mais de um quilômetro. Segundo o criador, o gasto de energia é metade do consumido por um ônibus convencional e 8,5 vezes inferior ao de um automóvel. Isso se deve ao reduzido peso morto do veículo, proporcionado pela propulsão de ar pressurizado. Veja abaixo o vídeo que explica como o aeromóvel funciona:


Os projetos na Capital
Confira como estão as iniciativas mais avançadas envolvendo o aeromóvel em Porto Alegre:

TRENSURB
- É o projeto com maior chance de sair do papel. A administração da Trensurb espera a liberação de R$ 5 milhões a R$ 8 milhões do governo federal ainda este ano para aprontar os projetos executivos dos trilhos elevados, das duas estações e concluir projeto do veículo que faria a ligação entre o aeroporto Salgado Filho e a linha do trensurb, em um trecho de aproximadamente 860 metros.
- Dois modelos, um com capacidade para 150 pessoas, outro para 300, poderiam transportar até 7 mil passageiros por dia. Se os contratos forem assinados nos próximos meses e a União garantir os R$ 29,9 milhões necessários, a obra poderia ser entregue até o final de 2011.
PUCRS
- Ainda no ano passado, começaram a ser construídos modelos de teste para avaliar o aeromóvel em uma ação conjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da empresa Aeromóvel Brasil SA mediante convênio com a Financiadora de Estudos e Projetos do Ministério da Ciência e Tecnologia.
- Os resultados desses testes e de avaliações anteriores, que somam mais de três anos de pesquisa, deverão ser apresentados logo depois da Copa. A intenção inicial seria avaliar a implantação de uma linha interligando o campus da PUCRS na zona leste da Capital. O coordenador do projeto, Edgar Bortolini, afirma que não há prazo para a universidade optar pela implantação do sistema.
VOLTA DO GASÔMETRO
- A linha de pouco mais de um quilômetro de extensão plantada na Volta do Gasômetro, na Capital, é o principal símbolo das dificuldades enfrentadas nas últimas décadas para o aeromóvel deslanchar. Inaugurada em 10 de abril de 1983, a linha chegou a ser alvo de projetos como ser ampliada até formar um anel ao redor do centro da cidade.
- Continua como um protótipo destinado a servir de demonstração a visitantes como o ministro das Cidades, Marcio Fortes, que conheceu a invenção em 2006.

Fonte: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2929641.xml&template=3898.dwt&edition=14847§ion=1003

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