sábado, setembro 04, 2010

A Imêmore Poluição Sonora

Este post é destinado a falar de um tipo de poluição causada por veículos automotores (dentre outras fontes) que muitas vezes nos passa despercebida: a poluição sonora.

O barulho de automóveis, aviões e demais meios de transporte, dependendo da duração, repetição e intensidade, pode causar problemas que variam de dores de cabeça a danos auditivos permanentes. Estudiosos afirmam que os níveis aceitáveis destes não ultrapassam 65 decibéis e que, acima disso, o organismo sofre de estresse, o que provoca aumento do risco de doenças. Já acima de 85 decibéis, o risco de lesão auditiva aumenta consideravelmente.

A seguir, um vídeo disponibilizado no You Tube que versa sobre este tipo de poluição comumente ignorada:
< http://www.youtube.com/watch?v=UW1BezHSx7E&feature=related >

2 comentários:

  1. Este é um assunto poco comentado, mas nem por isso menso prejudicial aos seres vivos! Ótimo post! Assuntos como esse tem que estar cada vez mais em nossas discussões, a fim de que algo seja feito nesse sentido... muitas vezes nós mesmos ouvimos som alto sem nem nos darmos conta dos malefícios que isso traz, e o trânsito, convenhamos, está cada dia mais enloquecedor e ensurdecedor!

    ResponderExcluir
  2. Uma questão muito importante é a poluição sonora, assim como a visual, gerar estresse sem que percebamos. Como o post coloca, o estresse aumenta o risco de doenças. Há muitos estudos que estão mostrando o estresse inclusive como integrante nas causas de câncer.

    ResponderExcluir