sábado, setembro 25, 2010

Portugal Tecnológico 2010 arranca na FIL, em Lisboa

Tecnologia, inovação, demonstração e internacionalização são as palavras-chave que caracterizam o "Portugal Tecnológico 2010" que abriu portas no dia 22 de setembro na FIL, em Lisboa. Será esta a maior edição do principal evento nacional dedicado às tecnologias.

Este ano, a feira tecnológica, que conta com a presença de 200 empresas, "tem como principais inovações juntar à mostra uma praça de energia onde vão estar disponíveis equipamentos e veículos elétricos para mostrar que Portugal lidera este domínio da mobilidade elétrica".

Trata-se, antes de mais, de "uma mostra do Portugal modernizador e esta quarta edição mostra um Portugal moderno, um país líder que desperta grande interesse para poder gerar negócio", disse à Lusa o secretário de Estado da Energia e da Inovação, Carlos Zorrinho.

A edição de 2010, sob o tema "Portugal Tecnológico, a liderar o futuro", será a maior de sempre e apresentará ainda mais soluções inovadoras, com destaque para os projetos de índole tecnológica que contribuem para o sucesso do país e das regiões, para o bem-estar das populações e para o aumento da capacidade exportadora da economia portuguesa.

Previsto para uma área de cerca de 40 mil metros quadrados, abrangendo os três pavilhões da FIL, o "Portugal Tecnológico 2010", que decorre entre hoje e 26 de setembro, no Parque das Nações, destaca soluções em áreas como a mobilidade elétrica, energias renováveis, a educação, a saúde, as comunicações, os transportes e a segurança entre outras.

Se passar pela FIL nos próximos dias e espreitar a exposição, é possível que se cruze nos corredores do certame com um pequeno robô ou com um carro elétrico. Inclusive o Primeiro Ministro José Sócrates chegou ao centro de exposições de Lisboa no veiculo, depois de uma viagem de Metro até ao Parque das Nações.

O carro que já é usado em ambiente real, como prova o fato do modelo presente na feira ter sido cedido pelo Centro de Reabilitação Rovisco Pais, é apenas um dos atrativos para quem pretende saber mais sobre iniciativas sustentáveis e amigas do ambiente. A já referida Praça da Energia mostra mais tecnologia nesta área centrada nos veículos, com e sem motor, já que também estão disponíveis nesta área bicicletas.


Adaptado de:

SIC (Sociedade Independente de Comunicação): http://sic.sapo.pt/online/noticias/dinheiro/20100922+Portugal+Tecnologico+2010+arranca+na+FIL.htm
Tek (Canal de Tecnologia do Sapo): http://tek.sapo.pt/extras/montra/montra_tek_tecnologia_com_selo_portugues_1094132.html
Económico: http://economico.sapo.pt/noticias/mais-de-200-empresas-revelam-inovacoes-no-portugal-tecnologico_99566.html
Destak (Jornal Gratuito de Portugal): http://www.destak.pt/artigo/75694-internacionalizacao-e-inovacao-marcam-abertura-do-evento-que-hoje-comeca-na-fil

Nenhum comentário:

Postar um comentário