sábado, setembro 04, 2010

Contador de CO2 em tempo real


Um inusitado painel eletrônico, patrocinado pelo Deutsche Bank, foi colocado em frente ao estádio Madison Square Garden, um complexo de quatro arenas localizado na cidade de Nova Iorque/Estados Unidos. Trata-se de um contador, em tempo real, da quantidade de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera.

Utilizando projeções mensais e outras tecnologias de medição desenvolvidas pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), o Contador de Carbono (Carbon Counter) foi criado para incentivar as pessoas a reduzirem suas próprias emissões.

De acordo com o professor de ciência atmosférica do MIT, Ronald Prinn: “O número é baseado em medidas globais e mostra o total estimado das toneladas de gases do efeito estufa em forma de dióxido de carbono que o homem emite". ou seja, são descontados os ciclos naturais, de forma que se possa medir o impacto da ação humana neste sentido.

Considero esta uma ótima maneira de conscientização da população, a qual, talvez por não enxergar os gases do efeito estufa, facilmente esquece que eles estão se acumulando rapidamente e pondo em risco o nosso planeta.

Para visualizar o painel online, acesse: <http://www.dbcca.com/dbcca/EN/;jsessionid=0DFDBF0D38630503F178EB2F7C9CF91E.internet3dr>

Nenhum comentário:

Postar um comentário