sábado, outubro 02, 2010

Mudanças climáticas e mobilidade urbana: desafios e inovações - by CICI 2010

O futuro das cidades esta relacionado com mobilidade urbana e o comprometimento com as metas climática. A necessidade de incentivar o uso do transporte coletivo e de modais não motorizados foi um dos pontos centrais do painel sobre mudanças climáticas e modalidade urbana, realizado na CICI2010.

Para Alexandre d'Avignon, professor do Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da UFRJ, é preciso atrair a população para o transporte público. "Isso seria a grande mudança para diminuir o impacto na emissão de gases e, consequentemente, nas mudanças climáticas", afirmou. Segundo ele, o transporte responde por 13% das emissões globais de gases do efeito estufa. D'Avignon defende alternativas como veículos elétricos e uso de biocombustíveis.

Wagner Costa Ribeiro, geógrafo e professor da USP, destacou outro desafio atual para os gestores urbanos: promover ações que diminuam os impactos socioambientais graves, que resultam em perdas humanas e materiais. "Nós vamos lidar com eventos externos com maior regularidade e temos que estar preparados com políticas públicas de prevenção contra catástrofes", disse.

Retirado de: http://www.cici2010.org.br/News10065content96377.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário