sábado, outubro 16, 2010

O valor econômico da Natureza - by Rede Nossa São Paulo

Ao longo dos séculos, o ser humano de fato, tratou a natureza como um sistema sem valor, talvez por acreditar de forma instintiva, que era abundante e infinita. Hoje, em pleno século 21, o próprio ser humano descobriu que a natureza tem preço, tem valor econômico e não é infinita.

Segundo o economista Robert Costanza, da Universidade de Vermont, em 1997 a biodiversidade do planeta valia 33 trilhões de dólares. São 44,9 trilhões de dólares, em valores atuais. Para chegar a essa quantia, estimou-se quanto custariam os serviços prestados gratuitamente pela natureza ao homem, como a água limpa, o solo fértil para plantio de alimentos, a purificação do ar pelas florestas, a polinização e outros recursos naturais sem o qual não existiríamos.

Em 2007, em um encontro do G8, o grupo dos oito países mais ricos do mundo, em Potsdam na Alemanha, decidiu-se que era necessário criar um painel responsável por calcular o custo dos danos ao ambiente causados pelo homem.

De acordo com o TEEB, as perdas anuais referentes destruição das florestas, mananciais e da vegetação dos mangues representam entre 2,5 trilhões e 4,5 trilhões de dólares. Esse cálculo foi feito com base no valor atual dos serviços que esses recursos naturais prestam ao homem, como ar puro, água doce, produtos florestais, turismo ecológico, potencial biológico das espécies, prevenção de inundações e controle de secas. Citando outro exemplo, um serviço ambiental crucial para a produção global de alimentos, a polinização, é avaliada em 540 bilhões de dólares e o prejuízo anual estimado é de 15 bilhões, causado pela redução das colméias nos Estados Unidos.

Os números relatados pelo TEEB são impressionantes, e muito importantes para ampliar a compreensão de todos quanto a importância dos serviços da natureza para a nossa sobrevivência. A grande maioria da população que vive em grandes metrópoles e não se dá conta de que as cidades dependem da natureza - e os serviços ambientais podem proporcionar soluções muito efetivas para graves problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário