quinta-feira, abril 01, 2010

A novela do metrô de Porto Alegre

"Ainda que o lançamento do PAC 2 tenha sido desenhado para fortalecer a candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) à Presidência, para o Rio Grande do Sul a cerimônia de ontem causou uma surpresa: ao anunciar um pacote de 27 obras para o Estado, o governo Lula não confirmou a extensão da linha do metrô em Porto Alegre.
Com versões conflitantes, membros do primeiro escalão federal, da Trensurb e integrantes da bancada gaúcha no Congresso passaram o dia tentando explicar a confusão em torno do empreendimento.
Desde a semana passada, deputados informavam que a nova linha do metrô seria anunciada ontem. No final de semana, a direção do Trensurb chegou a divulgar o projeto da obra e a disponibilidade de R$ 2 bilhões em recursos federais para a construção de um trecho de 15,2 quilômetros, percorrendo da Avenida Sertório, na Zona Norte, até o bairro Azenha. A extensão seria construída por meio de uma parceria com a iniciativa privada, à qual caberia injetar R$ 724 milhões em troca de uma concessão de 30 anos. Horas antes do anúncio do PAC 2, o ministro Paulo Bernardo (Planejamento) confirmou à Rádio Gaúcha a intenção de executar a obra.
– Vamos propor uma parcela de financiamento. Já sinalizamos ao prefeito José Fogaça que outra parcela podemos colocar no orçamento – disse Bernardo, ao programa Atualidade.
A íntegra da reportagem você lê em http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a2856010.xml&template=3898.dwt&edition=14391§ion=1015"

Fonte: texto postado por Fábio Schaffner em http://wp.clicrbs.com.br/diariosdebrasilia/2010/03/30/a-novela-do-metro-de-porto-alegre/?topo=77,1,1

3 comentários:

  1. " Prefeito de Porto Alegre afirma que metrô não sairá do papel se o município precisar entrar com parte dos recursos, como propõe o PAC 2. "

    Fonte: Resumo do Correspondente Ipiranga 12h50min - Rádio Gaúcha de 01/04

    ResponderExcluir
  2. Particularmente, acredito que o aprimoramento e melhoria no transporte público é uma das soluções para desafogar o trânsito, principalmente das capitais, além de possibilitar, no longo prazo, uma diminuição da poluição gerada pelos automóveis. Dessa forma, a construção do metrô seria uma alternativa de solução para o problema de transporte da nossa cidade. E vocês, o que pensam?

    ResponderExcluir
  3. Metrô em Porto Alegre? Só podia ser 1° de abril.

    ResponderExcluir