sábado, abril 10, 2010

Trem-bala no Mercosul

.

Quase todos os gaúchos já devem ter ouvido falar do projeto do trem-bala de Porto Alegre a Torres, o projeto já existe desde 2001. O que muitos não sabem é que ele continua sendo debatido e está muito mais amplo, o projeto atual prevê um trem-bala que ligaria Porto Alegre a São Paulo em quatro horas, fazendo escalas pelo Litoral gaúcho, Florianópolis e Curitiba. Para uma terceira fase o projeto prevê a integração com o Mercosul, seguindo a linha pelo litoral sul com destinos a Montevideo e Buenos Aires.


Em 12/11/2009 o Deputado Paulo Azeredo (PDT) conseguiu a aprovação da emenda ao orçamento de 2010 que prevê verba de R$ 500.000,00 para estudo de viabilidade técnica para implantação do Trem-Bala gaucho.

Para visualizar o projeto completo do deputado confira a animação no site: http://caiweb.caiweb.com.br/trembala/



Para maiores informações confira também:

http://www.clicrbs.com.br/pioneiro/rs/plantao/10,2716572,Estudo-sobre-trem-bala-ganha-aval-em-comissao.html

http://www.jusbrasil.com.br/noticias/2004534/deputados-aprovam-recurso-para-estudo-de-viabilidade-do-trem-bala-gaucho

QUAL A OPINIÃO DE VOCÊS SOBRE O ASSUNTO?

Para quem já teve a oportunidade de viajar de trem por outros países sabe as vantagens desse tipo de transporte. Conforto, segurança, rapidez, maior disponibilidade de horários e preços bem mais econômicos são apenas alguns deles. Para o nosso turismo será um grande avanço. Estrangeiros de até outros continentes que estiverem visitando Buenos Aires e Montevideo (cidades bem mais turísticas) terão um incentivo a mais para conhecer a capital e a serra gaúcha. Isso sem contar com a viabilidade de muitos trabalhadores de Porto Alegre e Grande Porto Alegre poderem residir no litoral gaúcho, uma vez que o deslocamento terá seu tempo bem reduzido.

Participem! Com a população incentivando esse projeto a realidade poderá estar bem mais próxima!

4 comentários:

  1. Esse projeto se for implementado não representará apenas mais uma opção de transporte, mas sim simbolizará uma evolução do mesmo para os habitantes das cidades contempladas.

    Da mesma forma, acredito que os atributos de "conforto, segurança, rapidez, maior disponibilidade de horários e preços bem mais econômicos" trarão aos usuários impactantes mudanças nos parâmetros do seu processo de escolha de qual transporte adotar (ainda mais diante de como estão as opções de transportes existentes no Brasil).

    Enfim, é um projeto DEVE ser implementado, pois certamente teria demanda dos usuários, acarretando uma série de benefícios diretos e indiretos em função disso (menor quantidade de carros nas estradas, menor emissão de poluentes, etc.).

    ResponderExcluir
  2. Com certeza é um grande projeto que merece a atenção e o apoio de todos os que poderão usufruir dessa nova realidade. Pudi ter essa grande experiencia pessoalmente numa oportunidade de visita a países com este meio de transporte e pudi verificar sua eficiencia e comodidade.

    ResponderExcluir
  3. Perfeito!
    Agora é ficar na torcida para que o Projeto saia do papel.
    Fiquemos de olho nisso para divulgar.

    ResponderExcluir
  4. Achei muito interessante este material, tomara mesmo que saia do papel. Será um salto para o turismo, trabalhadores e todos que serão contemplados com isto.

    ResponderExcluir