domingo, abril 25, 2010
Um rio sobre um rio
"Enquanto os nossos rios e lagoas estão subaproveitados, os alemães constroem maravilhas como esta da foto, cedida pelo presidente da ABTP, Wilen Manteli: uma hidrovia em cima de outra hidrovia. O canal-ponte sobre o rio Elba tem 918 metros e levou seis anos para ser construída, mais ou menos o mesmo tempo que levará a duplicação da BR-101. Cada executivo estrangeiro que aqui chega se espanta com o que nós não aproveitamos do que a natureza nos deu de graça."
Texto por Fernando Albrecht (http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=26264)
"Nossos rios e lagoas são subaproveitados porque o poder público gaúcho não possui uma política para o setor hidroviário. Nossos políticos adoram estradas (votos). O setor de portos e hidrovias é bancado pelo governo federal há muitos anos. As hidrovias do RS estão sob gestão de uma entidade arcaica, diferentemente do resto do país onde o setor está sob o comando federal (Administrações de Hidrovias). A saída é federalizar, pois as hidrovias demandam recursos públicos (não dão lucro, mas são necessárias, estratégicas)."
Comentário de Hermes Vargas dos Santos
Vocês já imaginaram se o nosso Arroio Dilúvio fosse tratado a ponto de podermos utilizá-lo com opção de transporte? Cidades como Paris e Veneza mostram como é possível e viável esse tipo de transporte.
Imaginem utilizarmos transporte hidroviário como opção Porto Alegre - Guaíba e também para desafogar a Av. Ipiranga, O QUE VOCÊS ACHAM?
E para o resto do país? Com a quantidade de rios que temos, poderia se desenvolver alternativas de transporte hidroviário muito interessantes.
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