segunda-feira, abril 26, 2010

Resultados e considerações a respeito da pesquisa 1

O gráfico acima mostra o resultado da pesquisa que esteve disponível para votos durante 40 dias no Blog 2020 Sustentável - Transporte e contou com 40 participantes.

A partir dos valores e percentuais apresentados, podemos começar a pensar em algumas soluções para melhorar a qualidade do transporte na cidade de Porto Alegre. Em primeiro lugar, percebe-se que quase a metade das pessoas que contribuíram com a pesquisa utilizam o carro como principal meio de locomoção, o que explica os intensos congestionamentos ocorridos na idade diariamente. Em segundo lugar, nota-se que o trem aparece como o menos votado, ficando até mesmo atrás do número de votos para o item "a pé". Percebe-se também a importância dos ônibus como meio de locomoção, sendo que esta opção é apresentada como a segunda mais votada. O transporte a pé contribui com 10% dos valores da pesquisa, sendo que para a cidade de Porto Alegre em que estão presentes as longas distâncias, mudanças de temperatura e terrenos acentuados, acredita-se ser um resultado considerável.

Levando em conta tais considerações, parece ser nítida a necessidade de tomar medidas a fim de reduzir a necessidade do uso de automóvel entre as pessoas para se deslocarem dentro da cidade. Mas quais são as alternativas que podem ser aplicadas em Porto Alegre, quais delas são viáveis e, ainda, quais podem contribuir para que futuramente as pessoas sejam transportadas de maneira sustentável?

Dê sua opinião com comentários e respondendo à nossa nova enquete!

Nenhum comentário:

Postar um comentário