sexta-feira, novembro 19, 2010

Frota gaúcha libera anualmente 532 mil toneladas de gases tóxicos na atmosfera

Com uma cerimônia na Assembléia Legislativa, foi lançado hoje (18), o PCPV (Plano de Controle de Poluição Veicular), que começará a ser implantado no Estado em janeiro de 2012. O plano foi balizado por um estudo do Grupo de Trabalho da Câmara Técnica de Recursos Atmosféricos e Poluição Veicular do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), que produziu o inventário da emissão de poluentes de fontes móveis no Estado.
Liderado pela Fepam, com a colaboração do Detran/RS, Emater, Secretaria da Saúde e CTS Brasil, o trabalho estimou em 532 mil toneladas o total de gases poluentes liberados pela frota gaúcha a cada ano (430 mil toneladas só de monóxido de carbono). A metodologia para o inventário foi inspirada na utilizada pela Enviroment Protection Agency dos EUA e relaciona o tamanho, idade e patamar tecnológico da frota, a qualidade e o consumo de combustível, condições de tráfego, além de dados coletados pela Rede de Monitoramento da Qualidade do Ar.
Os maiores “vilões” da poluição atmosférica são os automóveis de passeio, que representam 64% da frota do RS. Apesar dos índices não serem considerados críticos no Estado, é consenso que com a inserção diária de novos veículos (a frota gaúcha cresce 5% ao ano), esses índices tendem um crescimento. Daí a necessidade de medidas preventivas.
Diversas recomendações foram arroladas no PCPV para reduzir a emissão de gases poluentes, como a modernização e renovação da frota, incentivo ao uso do transporte coletivo, uso de combustíveis alternativos, programa de implantação do transporte hidroviário, criação de ciclovias urbanas. Mas principal delas é a chamada “inspeção verde”.
Prevista na Resolução 418/2009 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), o Programa de Inspeção e Manutenção (I/M), ou “inspeção verde”, visa identificar desconformidades em relação às emissões de poluentes, ruídos e nos parâmetros de segurança conforme as diretrizes da Normativa no6/2010, do IBAMA.
Para implantação da inspeção verde o PCPV decompôs o Estado em oito macrorregiões, conforme critérios do Inventário de Emissão (pontos mais ou menos críticos em função da concentração de veículos, clima, geografia, etc). O programa começará pela localidade mais crítica: a Região Metropolitana, que concentra 40% dos poluentes emitidos no Estado. Serão instalados nessas oito macrorregiões Postos de Inspeção Veicular, em número suficiente para atendimento da frota alvo local. Inicialmente, a frota alvo será de veículos com mais de dois anos de fabricação, que devem ser vistoriados anualmente, mas se estenderá para toda a frota circulante, conforme cronograma de implantação.
O programa ficará a cargo da Fepam e utilizará o sistema de gerenciamento da frota do Detran/RS. O sistema, que vincula todos os procedimentos relativos ao veículo, como licenciamento, transferências de propriedade, etc, será expandido e adequado para inclusão de dados referentes ao I/M (inspeção verde).
O Presidente do Detran/RS, Sergio Filomena, observou que o PCPV é um programa para as gerações futuras, “que vão colher os frutos das sementes que estamos plantando agora”. Ressaltou ainda a parceria dos órgãos do Estado para a concretização do plano. “É o Estado vencendo uma dificuldade histórica e aprendendo a trabalhar em conjunto para entregar à sociedade um trabalho como esse”. Opinião corroborada pela presidente da Fepam, Regina Telle: “Trabalhando em redes de parcerias, dividindo tarefas e responsabilidades, seremos o único Estado a entregar o PCPV ao Conama no prazo previsto pela Resolução”.

Fonte: www.detran.rs.gov.br

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