domingo, novembro 28, 2010

NUREMBERG: exemplo de mobilidade urbana sustentável




“Como fazer com que as pessoas entendam que o ônibus não é um meio de transporte de pobre, mas uma forma sustentável de deslocamento capaz de mitigar as emissões de gases de efeito estufa”.
Uma boa questão que gostaria de abordar neste artigo sobre a cidade de Nuremberg na Alemanha. Eu poderia respondê-la em poucos minutos mas eu estaria desrespeitando os mais de 10 anos de estudos e planejamento de mobilidade que Nuremberg levou para conseguir mudar a cultura de mobilidade na cidade.
Nuremberg é considerada uma cidade média para os padrões brasileiros, mas para a Alemanha é uma cidade grande. Nuremberg tem aproximadamente 600 mil habitantes. E um belo projeto de mobilidade que começou a mais de 30 anos atrás . Para se ter uma idéia Nuremberg tem mais de 300 km de ciclovias que cortam toda a cidade, a cidade de São Paulo tem 13 milhões de habitantes e não mais de 19 km de ciclovias ( a maioria dentro de parques) 1/3 da população da cidade de Nuremberg tem acesso ao Metrô, com o mesmo sistema “Ultra-moderno” da recém inaugurada Linha amarela com o tão comentado sistema driveless e o sistema inteligente de gerenciamento de demanda de passageiros. Outros 1/3, tem acesso aos VLT’s e o restante da população tem acesso a um sistema de ônibus de qualidade e aos trens metropolitanos. 34% dos deslocamentos da cidade, são realizados através do carro. 64% destes deslocamentos são realizados em distâncias curtas com menos de 5 km.
Vamos comparar estes dados de Mobilidade de Nuremberg com a pesquisa OD (Origem e Destino) do metrô em São Paulo, ela demonstra que 31% de todos os deslocamentos de São Paulo são realizados por carro, sendo que 70% destes deslocamentos são realizados por ocasião de trabalho. 34% dos deslocamentos são realizados a pé e o restante por diferentes meios.
Mas o dado que surpreende é que dos 34% dos deslocamentos que são realizados a pé, são de pessoas que não tem acesso a transporte público por falta de dinheiro. Enquanto que em Nuremberg 66% do restante da população que não utilizam o carro, combinam seus deslocamentos com os 300 km de ciclovias e com o transporte público da cidade, não por falta de dinheiro mas pela cultura de mobilidade, eles optaram por levar uma vida mais saudável. Sendo que os 34% de Nuremberg que se deslocam por carro não o fazem para todos os seus deslocamentos diários, existe um revezamento modal que permite o uso do carro de forma sustentável.

Estes 34% de deslocamento da população a pé de São Paulo que não utilizam transporte público representa uma demanda reprimida extremamente perigosa, pois se o Brasil continuar crescendo a uma taxa de 5, 6% do PIB ao ano, teremos nos próximos anos um potencial de compradores de carros novos e usados que a cidade não tem condições de comportar.
A resposta que a ONU quer escutar, Nuremberg respondeu em mais de 10 anos, tempo que levou para que os cidadãos da cidade optassem por meios de transportes mais sustentáveis. Mas isso só foi conseguido graças aos programas que incentivaram a população a utilizarem o carro de forma mais sustentável, paralelo ao estudo de demanda de mobilidade, priorizando o transporte público coletivo e sinalização das faixas de veículos nas ruas, gestão de estacionamentos, restrição de caminhões e transporte de mercadorias na cidade, orientação para o tráfego pesado, maior distribuição modal, Estratégias inteligentes específicas para centros de pólos geradores de tráfego, melhor distribuição destes pólos.
Uma parte da frota de ônibus de Nuremberg utilizam Gás Natural e uma pequena parte deles utilizam o diesel dentro da especificação Euro 5/EVV cumprindo os critérios de baixa emissão de gases tóxicos da comunidade Européia. Os Novos ônibus bi-articulados estão adequados para a norma Euro 6, que o restante dos países Europeus só Irão implementar em 2014, prazo estabelecido pela União Européia, mas que Nuremberg decidiu antecipar.
Um comitê de Mobilidade Sustentável da cidade, está avaliando quais são os impactos para mudança de matriz energética dos ônibus para o motor elétrico , já que eles estão no mínimo 5 anos adiantado em relação ao restante da Europa. Querem saber se o investimento versus resultados são compensatórios.
Desde os anos 70 a prefeitura local vem desenvolvendo projetos de mobilidade sustentável no centro da cidade na tentativa de melhorar a qualidade do Ar. A prefeitura decidiu transformar algumas ruas em “Calçadões” para pedestres, alguns especialistas previram que o trânsito seria “empurrado” para vias secundárias crescendo o tráfego em 4% nestas ruas , mas a previsão de caos não se confirmaram , pois os cidadãos adotaram meios alternativos ao transporte individual por automóvel. Após um ano da implementação das ruas exclusivas para pedestres, o trânsito local havia caído em mais de 25% , conseguindo conquistar a meta de redução de gases poluentes em menos de uma ano. Alinhado com outras políticas de redução de gases tóxicos veiculares.
Em 2003, a Conferência de Ministérios dos Transportes da Comunidade Européia premiou a cidade de Nuremberg pelas três décadas de compromisso com as necessidades das pessoas com deficiência através do prêmio, o "Acesso e Inclusão, Prêmio de Serviços de Transporte e Infraestrutura".
Mobilidade Sustentável Corporativa
Em 2004 as empresas da cidade de Nuremberg adotaram a carta nacional de desenvolvimento sustentável com foco em Mobilidade para que as empresas se comprometessem em desenvolverem programas de redução de deslocamentos de seus funcionários, encorajando-os a adotarem meios alternativos de transportes. O projeto incluiu cerca de 2.500 empresas.

Projeto Mobilidade para Todos
Em 2009, cerca de 97% dos trabalhadores de Nuremberg tinham acesso a transporte público de qualidade.
Nuremberg está trabalhando para bater um novo recorde de mobilidade. Fazer com que cerca de 20% das pessoas que utilizam transportes públicos hoje, passem a utilizar a bicicleta como meio de transporte e pelo que tudo indica, vai conseguir.

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