quinta-feira, novembro 25, 2010

Gestão de mobilidade urbana de Porto Alegre é avançada, segundo autoridades de Stuttgart

Autoridades de Stuttgart que participaram da organização da Copa do Mundo de 2006 visitaram, nesta quinta-feira, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e avaliaram que Porto Alegre ocupa um estágio avançado na gestão da mobilidade urbana, de acordo com as exigências impostas pela Fifa para a organização da Copa do Mundo de 2014. “A cidade evoluiu muito nos últimos anos quanto à gestão e operação da mobilidade urbana. Certamente será aprovada nos quesitos apresentados pela Fifa”, sintetizou Martin Schairer, que era vice-prefeito de Stuttgart durante a Copa do Mundo. Ele destacou que a Central de Controle e Monitoramento da Mobilidade Urbana é um dos exemplos desse avanço.
O secretário da Mobilidade Urbana e diretor-presidente da EPTC, Romano Botttin, apresentou à comitiva os projetos de qualificação da mobilidade, que incluem duplicação de avenidas, construção de obras de arte, qualificação dos corredores de ônibus e do transporte público, por meio da implantação do projeto Portais da Cidade. A delegação alemã também esteve reunida com o prefeito José Fortunati na sede da Secretaria Extraordinária da Copa de 2014 (Secopa). Na oportunidade, apresentaram os trabalhos de gestão executados nos preparativos para os mundiais da Alemanha e da África do Sul, com apoio do Grupo InWEnt - organização da Alemanha dedicada à capacitação internacional de recursos humanos e à cooperação para o desenvolvimento. “Transferimos toda a experiência acumulada na Copa de 2006 para a África do Sul, sem ônus”, revelou a técnica alemã Ardin Djalali.
A comitiva participará, entre amanhã e sábado, do seminário “Porto Alegre e as cidades da Copa de 2014 - A experiência alemã de Stuttgart”, que ocorrerá no Hotel Deville. Durante o evento, Fortunati e o prefeito de Stuttgart, Wolfgang Schuster, assinarão termo de cooperação. A iniciativa permitirá a formalização de uma parceria entre as duas cidades, que prevê intercâmbio técnico. De acordo com Fortunati, a medida qualificará os preparativos de Porto Alegre para a Copa do Mundo de 2014. Milhões de pessoas assistiram aos jogos da Copa do Mundo da Alemanha, em 2006, direto de telões localizados nos centros das cidades. As prefeituras planejaram a distribuição das telas por todas as zonas dos municípios, para descentralizar o público de forma ordeira. São lições como esta que Porto Alegre quer aprender por meio do intercâmbio de informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário